sábado, 11 de janeiro de 2014


Sinopse:

Uma pequena aldeia alentejana transforma-se em Jerusalém graças ao amor de uma rapariga pela sua avó, cujo maior desejo é visitar a Terra Santa. Um professor paralelo a si mesmo, uma inglesa que dorme dentro de uma baleia, uma rapariga que lê westerns e crê que a sua mãe foi substituída pela própria Virgem Maria, são algumas das personagens que compõem uma histórica comovente e irónica sobre a capacidade de transformação do ser humano e sobre as coisas fundamentais da vida, como o amor, o sacrifício e a cerveja.

Opinião:

Atraído pelo título, pela original sinopse e, particularmente, pelos excelentes comentários em relação ao seu autor, Afonso Cruz, parti para a leitura deste Jesus Cristo Bebia Cerveja com boas expectativas, expectativas essas que, embora em termos do argumento não tenham sido totalmente excedidas (apesar de satisfeitas), foram largamente ultrapassadas em termos de escrita.
Correndo o risco de ser injusto para com outros autores portugueses cujo trabalho desconheço (mea culpa), achei o estilo da narrativa totalmente cativante, apaixonante, um mar de analogias e metáforas muito próximo, se não igual, do nível a que José Saramago nos habituou. Prova disso é o facto de ter voado através das suas quase 250 páginas em menos de 48 horas (que teriam sido muito menos se não fossem outras actividades obrigatórias).
Afonso Cruz tornou-se assim um dos autores cuja obra pretendo continuar a conhecer em breve e com fortes possibilidades de se tornar um dos meus escritores favoritos.

Classificação: 4/5

8 comentários:

  1. Viva,

    Nunca li mas tenho lido IMENSAS criticas positivas aos livros do escritor, um dos maiores talentos a nível de escritores nacionais e até tenho possibilidade de ler os seus livros, a ver se consigo em 2014, finalmente :)

    Bom comentário ;)

    abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que gostes tanto quanto eu gostei, vale bem a pena :)

      Eliminar
  2. Acho que vou incluir este livro na minha lista para ler este ano. Não conhecia, muito sinceramente, mas fiquei intrigada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, arranja um espaço para este autor, não te vais arrepender :)

      Eliminar
  3. Um autor que quero revisitar em 2014:) Beijos

    ResponderEliminar
  4. Tenho muita curiosidade em relação a este autor e a este livro, em especial! :)
    Gostei de ler a opinião! :)

    ResponderEliminar
  5. Este livro tem-me sido recomendado sistematicamente. Confesso que estou bastante curioso, Ainda não li nada de Afonso Cruz, mas quero ver se este ano não falho.

    ResponderEliminar
  6. Mais um autor que desconhecia completamente... E tem tantos livros publicados! Tenho que lhe dar uma oportunidade, pode ser que este ano consiga.

    ResponderEliminar

Pesquisar