quarta-feira, 30 de dezembro de 2015


Em 2015 o blog esteve praticamente parado (e já nem falemos do canal...) mas se há posts que não podem faltar são aqueles onde se faz o balanço do ano que passou. Assim, como já é tradição neste cantinho, hoje, dia 30 de Dezembro é a data marcada para revelar os meus filmes favoritos do ano.

Em termos de Cinema, 2015 não foi um ano que primou pela quantidade de filmes vistos: apenas vi 22 filmes e desses 22 as novidades não chegaram a metade. Tenho verificado, aliás, aqui na minha folha do Excel, que a cada ano que passa, a minha lista de filmes por ver aumenta a olhos vistos mas que o número de filmes que efectivamente vejo é cada vez menor, o que é uma pena visto ser uma forma de arte que adoro :(

De qualquer forma, vejamos o lado positivo: foi mais fácil escolher os meus 5 filmes favoritos do ano ;)


Começamos o TOP 5 com Perdido em Marte. Pelo terceiro ano consecutivo (depois de Gravity em 2013 e Interstellar em 2014) tivemos um grande filme de ficção científica que se passa no Espaço a chegar ao grande ecrã. Adaptado de um livro de sucesso que não me tinha chamado muito a atenção até então (e que li pouco antes de ir ao cinema), a verdade é que é um grande filme, com uma boa história de sobrevivência e boas interpretações. Pessoalmente acho que é daqueles raros casos em que a adaptação cinematográfica supera o livro: é uma história que pede desesperadamente um meio visual.


Em 4ºlugar está Os Jogos da Fome: A Revolta - Parte 2, o capítulo final da distopia criada por Suzanne Collins. Já no ano passado disse isto, quando estreou a primeira parte: o que a priori parecia uma divisão desnecessária permitiu melhorar a forma como a história é contada e dar uma visão mais global do que está em jogo na luta contra o Capitólio. No fundo, permitiu limar as arestas que tornaram, na minha opinião, o respectivo livro numa desilusão. Não ficou perfeito mas ficou bem melhor.


No 3ºlugar encontramos Divertida-Mente, o primeiro dos dois filmes que a Pixar lançou este ano (sendo o outro The Good Dinosaur, ou A Viagem de Arlo... que ainda não vi). Mais uma vez, este estúdio de animação demonstra o porquê de ser, na actualidade, o melhor (junto com a Disney, é claro): consegue mexer connosco, independentemente da nossa idade.


Em 2ºlugar está Mundo Jurássico. Acreditam que só este ano é que vi o filme que deu início a esta franchise? Consigo perceber perfeitamente o motivo do seu sucesso e do seu legado mas ainda assim acho que gostei mais da mais recente adição à série: basicamente a mesma história mas adaptada à tecnologia e ao conhecimento de hoje em dia, com alguns easter eggs para despertar a nostalgia dos fãs do original. 



Sem quaisquer dúvidas, 2015 ficará marcado como o renascimento da saga intergaláctica. O Despertar da Força, o sétimo episódio da série e continuação dos acontecimentos narrados há 30 anos, quebrou todos os recordes de bilheteira e foi um sucesso global. Apesar de ter visto todos os filmes e gostar deles, não me considero nem de perto tão fã como a sua grande legião de seguidores mas nem isso fez com que o hype não me contagiasse e no fim-de-semana da estreia lá estava eu, na sala de cinema, pronto para ver o filme. Não consegui evitar os spoilers mas isso não destruiu a experiência. Com novas personagens, o regresso de velhas caras conhecidas e certos paralelos com os eventos do filme original, este é um filme a não perder e, para mim, o melhor filme de 2015.

Concordam com as minhas escolhas? Quais foram os vossos filmes favoritos do ano?
Não se esqueçam de voltar amanhã para despedir 2015 com o balanço das melhores leituras do ano! ;)

4 comentários:

  1. Se quiseres experimentar algo diferente da folha de Excel, eu gosto muito de um site que é o trakt.tv (funciona o pouco como o Goodreads, mas para filmes e séries).

    Em relação aos filmes: Quero muito ver o Perdido em Marte, está na linha lista de filmes a ver em 2016. Gostei muito do primeiro Os Jogos da Fome, mas confesso que não fiquei fã dos outros três... Divertida-Mente também está na lista para 2016. Viste em português ou no original? Também nunca vi Mundo Jurássico, mas terá de ficar para outra lista, não está no topo das minhas prioridades :-) Por fim, Star Wars... Não fui ver ainda, mas penso ver. Só não sei ainda quando.

    Em 2015 vi muito menos filmes do que queria: 27. Os que me mais me marcaram foram (sem qualquer ordem de preferência): Em Parte Incerta, O Jogo da Imitação, Irreversível, Grand Budapest Hotel e Milk.

    Espero que 2016 traga bons filmes (quer novos, quer antigos vistos pela primeira vez)!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não conhecia... Obrigado!
      Para mim o auge dOs Jogos da Fome foi o segundo, quer nos filmes como nos livros, mas gostei de todos.
      Vi o Divertida-Mente no original :)
      O Mundo Jurássico surpreendeu-me pela positiva :D
      Espero que gostes do Star Wars... entretanto já fui ver pela segunda vez :P
      Em Parte Incerta foi o meu filme favorito de 2014 :D Também gostei muito dO Jogo da Imitação :)
      Igualmente! :D

      Eliminar
  2. Adorei o The Martian e o Mockingjay, o Inside Out deixou-me um pouco desiludida, talvez por criar expectativas demais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se bem que não foi o que estava à espera, gostei muito mesmo assim :)

      Eliminar

Pesquisar