quinta-feira, 31 de dezembro de 2015


Este ano foi, a nível pessoal, um ano de mudanças e isso reflectiu-se no meu ritmo de leitura, que diminuiu bastante em comparação a 2014. Ainda assim, com 61 livros lidos, sinto-me satisfeito, até porque não tive mais do que um par de más leituras e alguns desses livros foram verdadeiros tijolos (IT, de Stephen King, por exemplo... 1500 páginas!), Isso sim: ou estou a tornar-me mais exigente nas minhas classificações ou realmente houve poucos livros que o merecessem, mas de facto demorou imenso até dar as cinco estrelas. Aliás, as leituras deste ano com a classificação máxima contam-se com os dedos de uma mão e a minha classificação média foi de 3.6 estrelas aproximadamente.

Mas vamos ao que realmente interessa, não é? :P



Em 5ºlugar temos O Leitor, de Bernhard Schlink. Li este livro em questão de horas e cheguei ao fim sem saber exactamente o que pensar relativamente às personagens e à história. Só sabia que tinha encontrado a minha primeira leitura de 2015 merecedora das 5 estrelas. A seguir vi o filme, que inclusive venceu vários prémios, e é igualmente brilhante!


Em 4ºlugar está a minha estreia no género biográfico: Nicholas and Alexandra, de Robert K. Massie. Apaixonado como sou pela história dos últimos Romanov, já andava de olho neste livro há anos... É dos poucos livros que têm opinião no blog :P


No ano passado tinha lido e gostado do primeiro volume da trilogia Mistborn, mas só com este segundo volume, O Poço da Ascensão, que está em 3ºlugar neste TOP, é que me rendi à escrita de Brandon Sanderson e à forma como tece as suas intrigas políticas e personagens ao longo das mais de 600 páginas sem nunca perder o fôlego. É um autor que se está a tornar um dos meus favoritos no género da fantasia (entretanto já li Elantris) e em 2016 pretendo continuar a descobrir a sua obra.


Em 2ºlugar está aquela que é, sem dúvida, a maior surpresa do ano e também tem opinião no blog. Primeiro volume de uma trilogia, quando terminei The Queen of the Tearling, de Erika Johansen, sabia que tinha sido uma boa leitura mas só me apercebi do quanto adorei este livro com o decorrer dos dias, à medida que ia lendo outras opiniões e teorias. Entretanto já li o segundo, The Invasion of the Tearling, e também adorei. 
Em 2016 começará a ser editado pela Presença mas para quem quiser ler em inglês, fiquem a saber que o terceiro e último volume só sai em Novembro!


Kate Morton nunca desilude e o 1ºlugar dos meus livros favoritos do ano volta a ser dela. O Último Adeus é o seu mais recente lançamento e volta a trazer-nos a escrita deliciosa a que já nos habituou e um mistério que atravessa gerações. Não há muito mais a dizer: se ainda não leram nada desta autora... não sabem o que estão a perder!

Menções Honrosas: A Laranja Mecânica (Anthony Burgess), SAGA (‎Brian K. Vaughan, Fiona Staples), The Grownup (Gillian Flynn)

E pronto, estes foram os meus livros favoritos de 2015! Quais foram os vossos? :D

Resta-me desejar-vos um excelente 2016, com muita saúde, bons momentos e boas leituras!
Vemo-nos para o ano! ;)

7 comentários:

  1. Não li nenhum desses livros, mas as tuas opiniões deixam-me sempre curiosa! No entanto, a minha lista de livros a ler já tem um tamanho considerável, não ando a dar vazão a tanta literatura, infelizmente...

    Em 2015 li 45 livros, muitos deles muito bons. O melhor, para mim, foi O Nome da Rosa. É difícil escolher os outros 4 para entrar no Top, porque tenho vários dos quais gostei imenso. Mas se tivesse mesmo de escolher, seriam: A Divina Comédia, Dom Quixote, Cifra, Cyrano de Bergerac.

    Um excelente 2016 para ti, e que traga muitas boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vi há muito tempo o filme dO Nome da Rosa e lembro-me de ter gostado... Tenho que experimentar ler algo do Umberto Eco...
      Em 2014 comecei a ler A Divina Comédia mas só consegui terminar a primeira parte (Inferno) x) O Dom Quixote é uma das minhas leituras actuais, estou a 200 páginas de terminar :P O Cifra chamou-me a atenção pela capa...
      Igualmente! :D

      Eliminar
  2. Olá José!
    Quero tanto ler o novo livro da Kate Morton mas acabou por não ser a minha prenda. Mas espero ler durante 2016.
    Tenho muita curiosidade no Nicholas and Alexandra de Robert K. Massie, acho que o tenho em ebook e queria ver se conseguia ler em breve mas... há tanto que quero ler ;)
    Beijinhos e um excelente 2016

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo bom, aliás como já vem sendo habitual com Kate Morton... Espero que adores tanto quanto eu! :D
      Igualmente! :D

      Eliminar
  3. Este ano queria mesmo mesmo começar a ler Brandon Sanderson e terminar o Império Final que já comecei mas nao terminei :/
    O leitor também é outro que tenho curiosidade :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apesar de ter gostado dO Império Final, na altura o autor não me prendeu, isso só aconteceu com O Poço da Ascensão... Quando fizer o click vais querer ler tudo o que ele escreve :P Agora ando a ler a primeira parte dO Herói das Eras (que em Portugal foi dividido -_-) e promete! :D
      O Leitor surpreendeu-me bastante :)

      Eliminar
  4. Olá José,
    Adorei o livro O Leitor, é fabuloso.
    Os outros ainda não li.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar

Pesquisar